Antes de falarmos das nossas freguesias vamos fazer uma breve introdução ao concelho de Barcelos
mapa do concelho de Barcelos |
- O concelho de Barcelos localiza-se no centro do Minho e explana-se ao longo de 89 freguesias. É o concelho que tem o maior número de freguesias do país, com uma área de 379 Km2. Possui uma magnífica diversidade paisagística bem à imagem do Minho
- A população com menos de 24 anos residente no concelho ronda em termos percentuais os 46%, tornando-o o concelho mais jovem de Portugal.
- O concelho é atravessado pelo rio Cávado, com percurso no sentido Leste/Oeste, que vai desaguar em Esposende. Divide o concelho sensivelmente em duas partes iguais e passa do lado nascente da cidade de Barcelos.
- Na zona histórica da cidade temos também a ponte medieval, acabada de ser construída no ano de 1328.
- A Festa Municipal com mais tradição e mais conhecida é a Festa das Cruzes. Realiza-se nos dias 30, 1, 2 e 3 de Maio. Estas comemorações fazem com que o dia 3 de Maio seja Feriado Municipal em Barcelos. Nestas datas, a escola aproveita o feriado municipal e encerra as suas actividades lectivas por mais um ou dois dias além do Feriado Municipal.
- O Artesanato constitui sem margem para dúvidas um dos maiores centros de “Arte popular” de Portugal, tal é a variedade de peças artesanais aqui conhecidas. Estas possuem um cariz acentuadamente rural e popular e são o mais fiel espelho da fantasia e mestria desta gente de coração minhoto. A mais emblemática lenda da terra – a Lenda do Galo – fez com que o imaginário dos mestres artesãos desta terra criasse a mais representativa imagem de Portugal Popular – O Galo de Barcelos –, símbolo máximo da alegria e da tradição de um povo e de uma cultura enraizada nas suas tradições.
- A indústria têxtil está também muito implantada no concelho de Barcelos. É uma actividade muito importante pelo desenvolvimento que dá ao concelho e pelos postos de trabalho que cria.
- O Folclore é a imagem da alegria e da rica tradição cultural que este concelho teve ao longo da História. Espelho desta riqueza é o seu traje tipicamente minhoto, garrido e diversificado, mas que recolhe as características típicas desta zona do Vale do Cávado.
Sem comentários:
Enviar um comentário