Tudo leva a crer que povoamento inicial nesta área de Barcelos, foi aqui implantado nestas villa e (São Martinho e São Pedro). Provavelmente no início, uma só, povoada ou concedida a funcionários do fisco. Ao que parece ainda em 1220, só havia uma paróquia dita "De Sancto Martino de VILLA FISCAIA, de Terras de Neiva ". O rei tinha aqui propriedades Reguengas.
Em 1258 , já eram duas. A outra é dita de São Simão. O rei detinha o padroado das igrejas.
Em 1320 documentam-se três paróquias e igrejas: a de São Martinho, a de São Simão que se extinguiu e já a de São Pedro.
No topónimo Telheiras, um sítio localizado num "extenso terraço fluvial onde abundam os seixos e o barro, ambos bem patentes no corte realizado para aumentar a Av. Nossa Senhora da Franqueira "as características do terreno, mais a abundância da matéria-prima, terão levado à instalação, no decurso da romanização, de um ou mais fornos cerâmicos e de um habitat que, à partida, pertenceria aos trabalhadores que neles operavam" (Dr. Brochado de Almeida). Os vestígios cerâmicos confirmam esta ocupação romanizada. Os serviços de arqueologia da câmara, guardam mesmo uma grelha de forno romano, em princípio encontrado aqui.
Também a Quinta de Paço Velho, parece ter incrustadas nas paredes do seu velho solar de reminiscência quinhentistas, pedras romanas duma provável Villa ou Casal do Baixo Império.
A actual Igreja de São Martinho, está deslocada em relação ao sítio onde esteve a sua antecessora.
Aí, apareceram tegulae, provavelmente duma sepultura em caixa duma necrópole romana ou tardo-romana.
Em São Martinho, registemos as Capelas da Senhora da Oliveira, a de Santa Ana, junto à casa do Benfeito, a de Santo André, desaparecida e que já estava no perímetro urbano de Barcelos, a da Senhora da Penha, junto à Casa da Peneda e a de São João, junto à do Barral.
No sítio onde se diz ter existido a primitiva matriz, ergue-se o Cruzeiro Paroquial. Em Casa de Nil existem as "Alminhas do Casal do Nil" e no lugar do Carregal, encontram-se umas "Alminhas" que recebem o nome do lugar (Sebastião Matos).Do património rural edificado, que é abundantíssimo, salientemos as Casas do Benfeito (brasonada), a da Ordem do Carregal, da Peneda (brasonada), do Quinado, do Barral (brasonada), a do rio da Vila, do Olhal, da Casa de Nil ou do Quintas (brasonada) e a de Vila Meão. Na casa de Nil (um topónimo, talvez derivado duma VILLA de NIQUI) esteve sediado o Morgado de Nossa Senhora da Oliveira de Casal de Nil, mais tarde herdado pelos Mendanha Arriscado.
A freguesia é atravessada pelo rio de Vila, afluente do Cávado.
No século XVI, a freguesia tinha 102 moradores, no século XVII, 42 vizinhos, no século XVIII, 51 fogos e no século passado, 384 habitantes. Cresceu muito desde então e hoje, com uma área de 386 hectares, tem para cima de 2.000 habitantes.
Factos
Tipo- Freguesia
Presidente- Américo Carvalho
Total- 3,86 km2
População- 2 219
Densidade- 574,9/km2
Escudo de vermelho, uma mitra de ouro brocante sobre um báculo e uma cruz prelatícia, de prata, passados em aspa; campanha de prata e azul de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ VILA FRESCAÍNHA – S. MARTINHO “.
Lenda
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.
Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam.
De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!
Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho
- Associação Desportiva e Recreativa da Juventude de Vila Frescaínha S. Martinho
- Centro Columbófilo de S. Martinho
- GASC - Grupo de Acção Social Cristã
- Grupo Coral de Vila Frescaínha S. Martinho
- Grupo de Jovens (Amigos da Fé)
- Associação de Pais da EB1 do Aldão e EB1 António Fugaça
Imagens da Freguesia
Cruzeiro |
Junta de Freguesia |
Igreja |
Campo de Jogos |
Sem comentários:
Enviar um comentário